A aula pesquisada tinha por titulo, "Todo mundo tem um nome", público alvo Educação Infantil.
Consideramos a metodologia muito bem elaborada. Em primeiro lugar queremos ressaltar a importância de se trabalhar o nome proprio e dos colegas, pois é apartir daí que inicia-se o processo de alfabetização.
È com o nome que as crianças vão conhecendo as primeiras letras e com o nome dos colegas este conhecimento se amplia. È na educação infantil que se deve priorizar estas atividades, pois no próximo ano já terão conhecimento do alfabeto.
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Objetivos : Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita; - Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras. O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado.
As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário